Home Sobre a Ana Banana Site Ana Parceiros Sorteios Lojinha Selinhos e Mimos Contato
14

Como conviver com o plágio?

Olá meninas,

Vou redigir esse post em homenagem a todas que já tiveram de alguma forma ou de outra sua idéia, texto e até trabalho final copiado e repassado por aí como sendo de outra pessoa.

Pois bem, essa foi a minha vez de passar pelo mesmo, ontem me deparei navegando pelo mundo dos blogs com um convite de chá de bebê que publiquei aqui no meu blog no dia 01/10/2010, a idéia foi inteiramente minha, não me inspirei no trabalho de ninguém o que as vezes faço, mas sempre divulgo a dona ou dono da obra dizendo que meu projeto foi elaborado em cima de trabalho de tal pessoa, como fiz no convite do meu filho onde me inspirei nas obras do Ateliê Borboleta e avisei ainda que estava fazendo.

Fiquei muito triste, pois se a pessoa tivesse colocado em seu blog que se baseou no meu convite para produzir "o tal convite cópia" eu não me importaria, ficaria até feliz.

Mas não só o fez como ainda colocou detalhes como a idéia que tive de colocar o bolsinho frontal com o sachê de chá, apenas mudando alguns apliques e cores.

Segue aqui as fotos do convite que fiz e que é totalmente baseado na minha criação. 




14 comentários:

Déa Café disse...

acho um horror, isso! tens todo o direito de ficar indignada! ainda mais pq a ideia foi sua!!
abaixo o plágio!!!!
bjs!
p.s.: seus convitinhos estão lindos!!

Eliane Mattos Rocha. disse...

Olá querida, esse ""SEU"" trabalho está divino e super diferente, parabéns.
Não é p/ menos ficar indignada dessa forma, poxa, que feio né?
Mas, olha, agora todos estão sabendo que foi vc e isso é o que importa, como deve estar a outra pessoa vendo o seu comentário heim? com vergonha eu diria...
Deixa p/ lá. Bjão. Eliane.
www.sonhoearteeliane.blogspot.com

Rosana Garcia Hess disse...

concordo com você....é ultrajante!!!
seus convites são maravilhosos!!!
kisses
Rosana

Marcia Lima disse...

Seus trabalhos são maravilhosos e com um toque incomparável... Minha querida e acima de tudo "qualidade" é o que importa, Dá pra notar isso entre os trabalhos acima...
Eu sempre me inspiro em trabalhos encontrados nos blogs que sigo, mas sempre dou o meu toque.
Parabens pelo seu trabalho!!
" já me inspirei muito neles!!!

Coisas da Mel disse...

Me desculpe não é plágio, este tipo de convite roda há internet ha muito, mais muito tempo, quem criou foram as americanas, se tem alguem que deve reclamar são elas, pois nós sugamos tudo o que elas fazem e depois ainda dizemos "Fui eu que criei".
Acho que vc não tem que se importar com isso, faça sua arte que por sinal é linda.

Ateliê Ana Bananna disse...

Oi Mel.

Tentei entrar no seu blog para responder pra você, mas vi que se trata de um blog recente ou que ainda não está sendo muito manuseado, por isso vou responder por aqui mesmo.
Obrigada pelo elogio, mas quando disse que esse convite foi criação minha é porque foi, nunca havia visto esse mesmo modelo de convite antes, só quando me deparei com ele hoje em outro blog.
Tanto que sempre que me baseio na obra de alguém, coisa que todo mundo já fez um dia, seja esse alguém do Brasil ou de fora eu divulgo a fonte como pode perceber ao navegar no meu blog.
Beijos e seja sempre bem vinda.

Ateliê Ana Bananna disse...

Ou seja se eu tivesse visto esse convite antes de eu mesma ter tido a idéia de fazê-lo teria procedido da mesma maneira.
Beijos.

Ponto e Art disse...

Poxa, isso é super chato. Acho que não custa nada mencionar a pessoa cujo trabalho inspirou a nova criação.
Sempre que salvo alguma idéia no meu computador, renomeio com o nome do autor, para um dia, se eu desenvolver um trabalho baseado nisso, possa dar os créditos da idéia original.
Mas é assim mesmo... pensando pelo lado bom, seus trabalhos fazem tanto sucesso q tem gente por aí querendo copiar.
Sucesso, Aninha!

Scrap e Artes by Ju disse...

Que horror !!! Ultimamente ando vendo muito disso nos blogs.
Esta semana postei no meu blog um álbum de fotografias que fiz, mas eu deixei claro que foi inspirado nos mini álbuns da Tininha Tronco, a diferença é que o meu era maior ...
Outra coisa que sempre faço é colocar minha marca em cima das fotos, não fica lindo, mas previne certos incomodos.

Dani Toscano disse...

Esse negócio de copiar e não citar a fonte é tão sem graça...
Qual o problema de dizer que se inspirou em alguém?
O gigante Antoine Lavoisier, em 1700 e bolinha, já citou: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Criamos sempre a partir de algo. E pq não citarmos o popular: "Na vida nada se cria, tudo se copia"?
O difícil é copiar certo e ser justo com o criador.
Parabéns a Ana por ser sempre tão justa e por tamanha criatividade que nos leva a nos inspirarmos e tentarmos criar, não a partir do nada, mas a partir das coisas lindas que ela faz.
Sucesso Ana!

Carol disse...

é tão complicado as vezes dá até medo de colocar alguma coisa na net até mesmo por isso, pq as pessoas não tem a capacidade de dar os devidos créditos... acham que é só copiar e pronto... as pessoas não tem a criatividade e copiam mesmo as coisas muito triste tudo isso né??? bjim

Agenda da Karlota disse...

Querida Ana, realmente é uma situação muito chata e delicada... mas em nosso caso que fazemos arte e postamos em nossos Blogs (tornando-as públicas), além de corrermos este risco, ainda temos que ler comentários que mostram o quanto um ser humano pode ser anti ético, né? Em nosso mundo scrap, gostamos muito de fazer lifts, mas há uma diferença em fazer cópia, porque a boa educação e a ética profissional (em termos gerais, incluindo as novatas e as que apenas curtem nossos trabalhos), sugerem que devemos colocar o link e o nome de quem fizemos o lift,além de informar a dona do trabalho, quando possível, que estamos liftando, então, como você mesma comenta, não houve isto, o que além de ter sido muito feio e anti ético, ainda a pessoa teve a capacidade de dizer que há vários trabalhos assim, mas em nenhm momento linkou ou mesmo postou o nome do lugar ou da pessoa que supostamente diz ter visto o trabalho... o que isto demonstra e mais um item que comprova a falta de ética e educação... Estou com você em sua tristeza, porque não justifica tal procedimento, né?
Mil Bjins
Karla Fonseca

Fê Monção disse...

Eu acho esse assunto tb muito delicado...
Qdo colocamos alguma coisa na net é lógico que pode ser copiado, mas tb acho que o correto é colocarmos de quem liftamos ou de quem seguimos um PAP.
Eu sempre colocar os devidos créditos e tb coloco marca d´agua nas coisa que eu faço
Beijos

Alessandra Pegoraro disse...

No momento que se coloca algo na internet e torna aquilo público....é complicado!!!mas sua coisas são lindas!!